quarta-feira, 4 de junho de 2008

Naturalmente ..... mais informação

Definição de "Porção"

O nosso “Produto” (traduzido em menus segmentados) tem em conta as seguintes orientações base:

Embora a água seja a melhor bebida para satisfazer a sede, pode também recorrer-se a outras bebidas que não contenham adição de açúcar, álcool ou cafeína.
Os sumos de fruta naturais e os chás sem cafeína (camomila, cidreira, limão, tília...) são exemplos destas bebidas.

O café e alguns chás e refrigerantes contêm cafeína, substância estimulante cuja ingestão deve ser limitada a um máximo de 300mg por dia:

As bebidas alcoólicas contêm por definição, álcool etílico ou etanol. Com moderação e, a acompanhar as refeições, os adultos podem consumir sem risco as seguintes quantidades:

A ter em conta nos Açucares e produtos Açucarados

Refrigerantes, bolos, chocolates, compotas, rebuçados e outros doces são exemplo de alimentos especialmente ricos em açúcar. O consumo deste tipo de alimentos deve ser feito, preferencialmente, no final das refeições e a sua ingestão não deve ser diária mas sim restrita a ocasiões festivas.

A ter em conta no Sal e produtos salgados

A quantidade de sal (quimicamente designado por cloreto de sódio – NaCl) ingerida por dia deve ser inferior a 5g. A melhor forma de satisfazer esta recomendação é moderar não só o consumo de produtos salgados (por ex: produtos de salsicharia, charcutaria, alimentos enlatados, batatas fritas, aperitivos) mas também a utilização de sal em natureza. Privilegiar a substituição do sal por ervas aromáticas e especiarias na preparação e confecção de alimentos é uma boa forma de adicionar sabor e realçar a cor aos alimentos.

Índice de Massa Corporal

Na população adulta, o Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida que permite avaliar a adequação entre peso e altura.

Sem comentários: