quinta-feira, 5 de junho de 2008

Naturalmente ..... mais informação

Definição de dieta

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais.
Cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não). Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, em termos gerais, o uso popular desta palavra costuma apenas definir dieta como uma forma de conter o peso e manter a saúde em boa condição.

A escolha de alimentos certos na proporção correcta, bem como a prática de exercício físico, evitando uma vida sedentária, são considerados factores essenciais para a manutenção da saúde. Uma "dieta" restritiva e que não tenha em conta as necessidades do organismo poderá ter efeitos desastrosos. Por isso, uma adequada avaliação nutricional individual feita por um Nutricionista ou Dietista, evita desequilíbrios na dieta que podem levar a problemas de saúde, tais como deficiências nutricionais específicas ou calórico-protéicas e o excesso de peso ou obesidade. Portanto, vida saudável não é fazer só dieta. È não ter uma vida sedentária.

Os alimentos são compostos por várias substâncias químicas conhecidas por nutrientes e que, em conjunto, são essenciais ao nosso corpo. Quando o alimento é ingerido, ocorre o processo de digestão, tendo como produto final os elementos que são absorvidos pelo organismo.
Para se ter uma boa alimentação, deve haver um equilíbrio entre qualidade e quantidade dos alimentos, fornecendo desta maneira todos os nutrientes acima citados, necessários para o bom funcionamento do organismo.

Para uma alimentação equilibrada é fundamental ingerir pelo menos um alimento de cada grupo abaixo mencionado em cada refeição. As quantidades irão variar com as calorias totais estipuladas.
Existem três grupos diferentes de alimentos, cada um com uma função específica, são eles:

Construtores: fornecem proteínas, necessárias para o crescimento e reparação dos tecidos.
(Exemplos: carnes, leite, ovos e feijões)

Energéticos: atuam como "combustível" para o organismo. São aqueles alimentos que nos possibilitam andar, correr, pensar etc. (Exemplos: óleos, macarrão, batata, pães, farinhas, doces, geléias, cereais)
Reguladores: é o grupo que fornece vitaminas e minerais, responsáveis por "regular" o funcionamento do organismo. (Exemplos: frutas, verduras e legumes)

Existem alguns tipos de dietas adoptadas pelo consumidor em geral, como é o caso:

Dieta iô-iô
Dieta Vegetariana
Dieta do Tipo SanguíneoDieta dos 3 Dias

Sem comentários: